quinta-feira, 8 de abril de 2010

OS PRIMEIROS PRESIDENTES DO BRASIL


Manuel Deodoro da Fonseca

(Cidade de Alagoas, 5 de agosto de 1827Rio de Janeiro, 23 de agosto1892) foi um militar e político brasileiro, proclamador da República e primeiro presidente do Brasil. de
O Governo Deodoro foi marcado pelo esforço da implantação de um regime republicano e por grande instabilidade política e econômica, devido as tentativas de centralização do poder e oposição por parte de outros setores das Forças Armadas. A crise teve seu ápice no fechamento do Congresso Nacional do Brasil, o que mais tarde acabou levando à renúncia de Deodoro da Fonseca.

Floriano Vieira Peixoto

(Maceió, 30 de abril de 1839Barra Mansa, 29 de junho de 1895) foi um militar e político brasileiro. Primeiro vice-presidente e segundo presidente do Brasil, presidiu o Brasil de 23 de novembro de 1891 a 15 de novembro de 1894, no período da República Velha. Foi denominado "Marechal de Ferro"[1] e "Consolidador da República"
Nascido em Ipioca, distrito da cidade de Maceió (Alagoas) numa família pobre, foi criado pelo padrinho e tio, coronel José Vieira de Araújo Peixoto. Floriano Vieira Peixoto foi matriculado numa escola primária em Maceió (Alagoas) e aos dezesseis anos foi para o Rio de Janeiro, matriculado no Colégio São Pedro de Alcântara.

4 comentários:

  1. Lembrei do meu ensino fundamental, agora.
    Naquele época, tinhamos que saber de cor todos os Presidentes. Que loucura. Ainda bem que tudo passou. Além dos nomes era necessário as datas.Ainda bem que nos tempos modernos, não precisa mais disso. coitados dos nossos adolescentes, não iriam dar conta.
    Já estou te seguindo neste lindo e curioso blog.
    sandra

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Rachel!
    Em primeiro lugar, obrigado por sua visitas ao Desinformação Seletiva.

    Andei passeando por este seu blog (já andei pelos outros também) e não achei nada sobre Graciliano. Mesmo que eu tenha comido mosca, vai aqui uma sugestão: a postagem de algum trecho de Vidas Secas acompanhado da genial abertura da versão cinematográfica do livro, obra-prima de Nelsin Pereira dos Santos. Você a encontra em:
    http://www.youtube.com/watch?v=9eDeIKxZ48c
    Há também a extraordinária seqüência da morte da cadela Baleia em:
    http://www.youtube.com/watch?v=WriQmEI_EGI
    Quando o filme foi apresentado na França muitos aplaudiram essa cena. A "interpretação" da cadela é tão fantástica que uma mulher ergueu-se da poltrona, revoltadíssima, perguntando como podiam matar um animal para fazer uma cena de filme. Aí Nelson Pereira levou a Baleia a Cannes, para provar que não lhe havia feito mal.
    Em ambas as cenas é usado o mesmo genial recurso dramático: o som das rodas de um carro de boi.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Streaming de radio ShoutCast com auto-dj e hospedagem para sites e com melhor custo beneficio da internet so na ABNIX.com.br

    Streaming para rádio - 200 ouvintes - Qualidade: 32 kbs - Auto Dj 1 Giga - R$ 10.90

    Hospedagem para site - 250 gigas de espaço - trafego ilimitado - servidor nacional cpanel e linux - R$ 10,00

    Hospedagem e Streaming de sites e criação de sites em joomla e word press, maceió alagoas e na abnix.com.br ou streaminghospedagem.com

    Criação de Sites a Partir de 300 reias.

    ResponderExcluir