quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Poetiza Ana Luiza Amaral



Na poesia de Ana Luísa Amaral há sempre qualquer coisa que se reduz, ou se omite: não apenas pela dominância da elipse, pela qual a linguagem atinge uma contenção quase explosiva, mas, sobretudo, porque os poemas se retraem, muitas vezes, num mundo menor, onde a redução de escala permite o alargamento do mundo. Usando um verso de "Perspectivas", diria que eles "são reduções de luz", concentração
expansiva (…).


De pé sobre o abismo

e não morri:



Canto gregoriano

muito limpo

não me chegou:

o fim

Catedral

sobre o risco,

sobre um azul tão grande

que afundar-me podia

Ao fundo do mais fundo

mergulhei

e não morri:

amei


FINGIMENTOS POÉTICOS



"finge tão completamente"



Faz-me falta a tristeza

para o verso:

falta feroz de amante,

ausência provocando dor maior.



Tristeza genuína, original,

a rebentar entranhas e navios

sem mar.

Tristeza redundando em mais

tristeza, desaguando em métrica

de cor.



Recorro-me a jornal, mas é

em vão. A livros russos (largos

e sombrios).

Em provocado rio de depressão,

nem zepellin: balão

a ervas rente.



Um arrastão sonhando-se

navio.



Só se for o que diz o que

deveras sente.

A sério: o Zepellin.

Mas coração:

combóio cuja corda

se partiu.


MINHA SENHORA DE QUÊ

dona de quê

se na paisagem onde se projectam

pequenas asas deslumbrantes folhas

nem eu me projectei



se os versos apressados

me nascem sempre urgentes:

trabalhos de permeio refeições

doendo a consciência inusitada



dona de mim nem sou

se sintaxes trocadas

o mais das vezes nem minha intenção

se sentidos diversos ocultados

nem do oculto nascem

(poética do Hades quem mdera!)



Dona de nada senhora nem

de mim: imitações de medo

os meus infernos



PRIMEIRA IMAGEM



Numa tarde de sol,

dispôs-se no bordado e a bordar.

É que a luz da varanda era tão forte

que os olhos se detinham,

implodindo.

“Um sonho”, desejara.

E alguém, sorrindo,

Ientamente afastou-se,

monte acima.

7 comentários:

  1. Querida Onmenha,
    Gostei muito do comentário seu em meu blogue, da sua sensibilidade e visitei todo este LITERATURA DE ALAGOAS, onde pude encontrar Jorge de Lima e Ledo Ivo, duas estrelas da nossa vigorosa poesia brasileira. Ainda bem que temos poesia, com você divulgando tudo de Alagoas, por exemplo. Tornei-me seguidor seu veja.
    Abraços
    Francisco Miguel de Moura (e-mail:franciscomigueldemoura@superig.com.br)

    ResponderExcluir
  2. Hola de visita por tu blog y me gusta lo que leo y lo veo. Saludos

    ResponderExcluir
  3. Rachel..
    Seu bonito eu espero o blogue você ao outro lado da lua….
    Muitos beijos para você...
    Eros.......

    ResponderExcluir
  4. Onmenha,
    Teus fingimentos poéticos são éticos pensamentos de pura poesia desaguados de Alagoas na tela do meu computador: pessoas, pessoas...

    Abraço luso-mineiro,
    Pedro Ramúcio.

    ResponderExcluir
  5. Dear ladies, we like you, world women's day get blessed.

    ResponderExcluir
  6. Apraz-me pensar em mim, eu desejo um maravilhoso fim de semana:)

    ResponderExcluir
  7. Obrigado querida, é bom pensar em mim, sempre olhando para o seu blog, eu te mando muitos beijos:)

    ResponderExcluir